Arquivo de setembro de 2018

VENCEDORAS DO DESAFIO PILATES TELLES 2018

Postado por Pilates Telles em - Sem Comentários

PILATES TELLES lançou um desafio para os alunos e eles foram maravilhosos, veja as fotos vencedoras:

– Primeiro Lugar com 300 curtidas (facebook): Fernanda
– Segundo Lugar com 130 curtidas (facebook): Ana Maria
– Terceiro Lugar com 112 curtidas (facebook): Liz Pérola
 

SÍNDROME DOS GLÚTEOS ADORMECIDOS

Postado por Pilates Telles em - Sem Comentários

O estilo de vida sedentário nos leva a uma perda gradual do tônus muscular dos glúteos e nos faz refletir sobre a forma que estamos utilizando essa musculatura. É possível que você já tenha ouvido falar do termo síndrome dos glúteos adormecidos ou síndrome da amnésia glútea, que se refere ao retardo e a inibição da ativação dos músculos glúteos, que acarreta a fraqueza.

Isso, aliás, costuma ser o grande motivador das dores nas costas, no quadril, dos problemas nos joelhos e tornozelos da maioria das pessoas sedentárias e que trabalham em frente a um computador.

A inibição glútea afeta de forma negativa o desempenho e força do corpo e é uma das causas de muitas lesões e dores crônicas.

Esses músculos estão adormecidos devido a não utilização no cotidiano e falta de atenção na maioria dos treinos de força.

Muitas vezes esses músculos têm sido negligenciados pelos instrutores durante as aulas de Pilates.

Em nosso Studio, focamos na importância do fortalecimento desses músculos e também alguns exercícios com objetivo de melhorar as funções e obter maior ativação auxiliando no restabelecimento dos padrões de recrutamento corretos dessa musculatura.

Isso trará a melhora a estabilidade da coluna, auxiliará na prevenção de lesões dos membros inferiores e na melhora do desempenho esportivo, evitando assim a síndrome da amnésia glútea.

A Síndrome dos glúteos adormecidos é uma disfunção do padrão motor, na qual os glúteos não são acionados de forma correta, inibindo assim as conexões neuromusculares adequadas.

Quando isso ocorre o corpo adota outro padrão de movimento motor criando assim padrões de compensação.

Com o passar do tempo esses padrões compensatórios se solidificam tornando-se um hábito de movimento, pelo qual o indivíduo deixa de ativar o glúteo para executar movimentos do dia-a-dia como agachar, andar, correr e passa à utilizar musculaturas menos adequadas para essas tarefas.

Poderíamos identificar a síndrome dos glúteos adormecidos como perda da integridade funcional do quadril. Essencialmente, a perda da capacidade de mover os quadris através de sua amplitude de movimento com a ativação muscular adequada.

Portanto, o MÉTODO PILATES, pode ser uma atividade física eficiente para combater a inibição dos glúteos, pois temos diversos exercícios capazes de alongar os músculos, manter a conscientização da ativação muscular e integrar os grupos musculares nos movimentos de fortalecimento.

GESTAÇÃO TRANQUILA COM PILATES

Postado por Pilates Telles em - Sem Comentários

 

16174952_1265552750160823_2349369608183684928_n

O método é indicado para as futuras mamães, tanto pela respiração, quanto pelo bem estar geral. Os exercícios de Pilates na gravidez podem ser realizados desde o primeiro trimestre, mas com cuidado para não trazer qualquer problema para a mãe ou para o bebê. Estes exercícios são excelentes para fortalecer e tonificar os músculos, preparando o corpo da mulher para a chegada do bebê.

Quando uma mulher descobre que está grávida, o mundo ao seu redor se transforma e tudo começa a girar em torno da sua saúde e do bebê, mas apesar desta ser uma fase da vida tão linda e esperada, muitas gestantes sentem dificuldade em escolher as melhores opções para se cuidarem. E, dentre estas, a atividade física mais adequada para o momento. Nós, equipe Pilates Telles e “Pilateiros de plantão”, indicamos o PILATES!!!

Há tempos atrás, a gravidez era considerada como sendo o período em que a mulher precisava ter certos cuidados, como: permanecer em repouso, evitar esforços físicos, e “comer por duas pessoas”, além da liberdade para abusar de alimentos pouco saudáveis, gordurosos e doces.

Hoje a palavra de ordem é gravidez saudável. As recomendações são cultivar bons hábitos que incluem: alimentação balanceada e exercícios físicos moderados, mas constantes, que garantam uma melhor qualidade de vida durante e depois da gravidez.

Com exceção das gestantes que se encontram em gravidez de risco, ou tiveram algum tipo de complicação que devam seguir recomendações médicas ou repouso; todas as futuras mamães (desde que procurem um(a) profissional de confiança) estão liberadas para o método Pilates direcionado para as gestantes. Obviamente, que é de extrema  importância que o(a) ginecologista esteja ciente da prática do Método Pilates. O ideal é que ele(a) mande uma liberação por escrito para que o instrutor saiba do andamento da gestação.

Pilates e gestantes uma delícia para os três: mamãe, filhinho e instrutor!!!

7 BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DO PILATES

1) O trabalho de respiração ajuda a aliviar a sensação de cansaço e a se manter relaxada e concentrada durante o parto.

2) Fortalece a musculatura do abdômen, que se distende ao longo da gravidez e pode causar desequilíbrio.

3) Melhora a capacidade de esticar e relaxar a musculatura durante o parto, já que as aulas ajudam a fortalecer o assoalho pélvico, o que também ajuda a acelerar a recuperação e a cicatrização.

4) Melhora a circulação sanguínea, prevenindo câimbras e inchaços nas pernas.

5) Mantém a postura, o que alivia os quadros de dor.

6) Fortalece braços e pernas, gerando mais vitalidade à gestante.

7) Proporciona qualidade de vida ao trabalhar o corpo e mente.

PILATES TELLES ATENDE COM MUITA DEDICAÇÃO E CARINHO NOSSAS FUTURAS MAMÃES!!!

gestante(4)