SÍNDROME DOS GLÚTEOS ADORMECIDOS

Postado por Pilates Telles em - Sem Comentários

O estilo de vida sedentário nos leva a uma perda gradual do tônus muscular dos glúteos e nos faz refletir sobre a forma que estamos utilizando essa musculatura. É possível que você já tenha ouvido falar do termo síndrome dos glúteos adormecidos ou síndrome da amnésia glútea, que se refere ao retardo e a inibição da ativação dos músculos glúteos, que acarreta a fraqueza.

Isso, aliás, costuma ser o grande motivador das dores nas costas, no quadril, dos problemas nos joelhos e tornozelos da maioria das pessoas sedentárias e que trabalham em frente a um computador.

A inibição glútea afeta de forma negativa o desempenho e força do corpo e é uma das causas de muitas lesões e dores crônicas.

Esses músculos estão adormecidos devido a não utilização no cotidiano e falta de atenção na maioria dos treinos de força.

Muitas vezes esses músculos têm sido negligenciados pelos instrutores durante as aulas de Pilates.

Em nosso Studio, focamos na importância do fortalecimento desses músculos e também alguns exercícios com objetivo de melhorar as funções e obter maior ativação auxiliando no restabelecimento dos padrões de recrutamento corretos dessa musculatura.

Isso trará a melhora a estabilidade da coluna, auxiliará na prevenção de lesões dos membros inferiores e na melhora do desempenho esportivo, evitando assim a síndrome da amnésia glútea.

A Síndrome dos glúteos adormecidos é uma disfunção do padrão motor, na qual os glúteos não são acionados de forma correta, inibindo assim as conexões neuromusculares adequadas.

Quando isso ocorre o corpo adota outro padrão de movimento motor criando assim padrões de compensação.

Com o passar do tempo esses padrões compensatórios se solidificam tornando-se um hábito de movimento, pelo qual o indivíduo deixa de ativar o glúteo para executar movimentos do dia-a-dia como agachar, andar, correr e passa à utilizar musculaturas menos adequadas para essas tarefas.

Poderíamos identificar a síndrome dos glúteos adormecidos como perda da integridade funcional do quadril. Essencialmente, a perda da capacidade de mover os quadris através de sua amplitude de movimento com a ativação muscular adequada.

Portanto, o MÉTODO PILATES, pode ser uma atividade física eficiente para combater a inibição dos glúteos, pois temos diversos exercícios capazes de alongar os músculos, manter a conscientização da ativação muscular e integrar os grupos musculares nos movimentos de fortalecimento.

 

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